Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Sistema Centralizado de Vacinas disponível em toda a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano

O Vacinas, um novo Sistema de Informação (SI) desenvolvido pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) visa substituir o presente registo de vacinação, atualmente realizado na aplicação Sistema de Informação para Unidades de Saúde (SINUS) pelos enfermeiros que trabalham em Cuidados de Saúde Primários (CSP). Garantindo todas as funcionalidades anteriores e, ao mesmo tempo, permitindo criar um módulo de gestão centralizada do Plano Nacional de Vacinação (PNV), o novo sistema possibilita a criação de um repositório centralizado de informação que evite a dispersão atual, bem como os registos duplicados ou inexistentes.


Constituindo a vacinação uma importante componente das intervenções em saúde pública, contribui decisivamente para o controlo das doenças transmissíveis e de mortes por elas causadas. Essa ação, além da proteção pessoal, traz também outros benefícios para toda a comunidade, como a diminuição do risco de transmissão da doença. O registo das inoculações administradas aos cidadãos e a sua gestão como um todo, no âmbito do Plano Nacional de Vacinação, são ferramentas essenciais para a gestão e monitorização da Saúde Pública em Portugal.O Vacinas iniciou a fase piloto na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA).
A primeira versão foi implementada no Centro de Saúde de Sines, em abril de 2016. Essa fase terminou com a implementação do projeto nos restantes Centros de Saúde.Um novo sistema centralizado de vacinas está, agora, ao dispor de profissionais e utentes dos Centros de Saúde de Grândola, Alcácer do Sal, Santiago do Cacém e Odemira.


Aquando da implementação deste projeto, foram migrados dados de mais de 100.000 utentes, e administradas e registadas no Vacinas, entre abril de 2016 e 21 de dezembro, aproximadamente 8.000 vacinas. Com a disponibilização do sistema a todos os Centros de Saúde da ULSLA, os utentes desta unidade registados na área do Cidadão podem ter acesso ao seu boletim de vacinas eletronicamente. Atualmente, encontram-se já acessíveis, por esta via, 8 319 boletins. O  Vacinas resulta das sinergias estabelecidas entre a SPMS, a Direção-Geral de Saúde (DGS) e, a ULSLA, que teve um papel fundamental no sucesso da fase piloto.


O empenho da ULSLA foi determinante, que, com total disponibilidade em agilizar este processo, aceitou os desafios e identificou pontos de melhoria, o que permitiu afinar os diversos mecanismos para a concretização do rollout nacional mais rápido e com uma aplicação melhorada. Pelo importante contributo, a SPMS louvou o esforço, profissionalismo e disponibilidade apresentados por todos os profissionais de saúde da ULSLA neste trabalho conjunto. A delineação de ações convergentes resultou de uma perspetiva multidisciplinar, garantindo, assim, o sucesso deste projeto.

Esta publicação não pretende de forma alguma ser definitiva. Esta será uma primeira versão que, todos em conjunto, aprimorarão regularmente nos próximos anos de acordo com as práticas diárias e com o evoluir da área da informação da saúde.

Fonte: Newsletter SPMS