Telefarmácia aproxima o hospital dos cidadãos no Litoral Alentejano

Respondendo à preocupação e ao desígnio principal da ULS, a integração de cuidados de saúde, a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, EPE, no dia 12 de abril, deu um passo importante na aproximação entre os cuidados de saúde diferenciados (Hospital) e os cidadãos/ utentes dos centros de saúde.

Trata-se de projeto inovador em Portugal na área da telemedicina, que se designa por “telefarmácia”, e que visa a descentralização para as unidades de cuidados de saúde primários, da dispensa direta ao doente de medicamentos que são exclusivos da farmácia hospitalar, sincronizando o transporte e entrega dos medicamentos em condições de segurança para o Centro de saúde, com uma teleconsulta efetuada no momento da dispensa da medicação ao doente, que envolve, para além deste, um enfermeiro do Centro de saúde que faz a entrega e, remotamente, um profissional de saúde da área hospitalar.

O projeto é sustentado pelos recursos tecnológicos proporcionados pela Rede Informática da Saúde, e pela excelência do Serviço de Sistemas e Tecnologias de Informação da ULSLA.

A ideia surge como mais um passo para a verdadeira integração de cuidados e aproximação da prestação aos cidadãos, e releva com muito significado as enormes distâncias que constituem a área de influência da ULSLA, altamente penalizadoras para os doentes.

Assim, pretende-se com este projeto:
1. que o utente (muitas vezes debilitado)tenha acesso à sua medicação, sem o incómodo e despesa de ter de se deslocar ao Hospital (às vezes em percursos superiores a 150 Km);
2. uma melhoria substancial dos registos; e um acompanhamento mais eficaz da utilização do medicamento, assegurando elevados padrões de qualidade e segurança no circuito do medicamento;
3. uma melhoria da integração de cuidados e do seu “continnum”, dado que contribui para que a equipa de família conheça, em tempo real, o que se passa com o utente e possa relacionar-se com o serviço de farmácia, permitindo, por exemplo, a rápida intervenção em situações de não adesão terapêutica; ocorrências por efeitos adversos e outros;
4. contribuir para um SNS amigo dos cidadãos;
5. melhorar o nível de responsabilidade social e ambiental da ULSLA.

O projeto telefarmácia iniciou-se na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Alcácer do Sal, envolvendo 3 doentes inscritos naquela unidade funcional. Com recurso à videoconferência (através da PDS Live), e envolvendo o enfermeiro da UCSP, o farmacêutico Hospitalar e o utente, este pode, comodamente, perto da sua casa receber a medicação e colocar todas as dúvidas que tenha relativamente à mesma.