ARS do Alentejo promove Telemedicina e aposta na Teleformação

A telemedicina assume um papel cada vez mais importante na melhoria dos cuidados de saúde prestados à população, permitindo não só uma maior articulação entre os cuidados de saúde primários e hospitalares, bem como facilitar o acesso a consultas de especialidade.

Neste sentido sendo a telemedicina fundamental para o processo de integração dos cuidados de saúde é necessário que seja feita uma análise da oferta e necessidades existentes na região, assim como das sinergias a criar com outras regiões também fora da área de influência da ARS Alentejo.

Por outro lado tem-se vindo a apostar na teleformação como forma de usufruir das potencialidades do equipamento de Telemedicina instalado nas unidades de saúde da região, aproximando as unidades de saúde através da criação de um espaço de partilha de projetos, realidades e experiências, bem como rentabilizar o tempo dos profissionais e os recursos financeiros disponíveis.

As ações de teleformação são emitidas por videoconferência ponto-multiponto, o que permitiu, de 2008 a 2014, formar cerca de 2.640 profissionais, tratando temas como: contratualização, intervenção precoce, tratamento de feridas crónicas, desenvolvimento nos 3 primeiros anos de vida, consentimento informado, risco clínico, atendimento telefónico, asma brônquica, erro médico, exame ao recém-nascido, controlo de infeção, doenças autoimunes, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crónica, cirurgia vascular, doenças mentais, programa nacional de acreditação em saúde, endocrinologia por telemedicina e sistema de gestão da qualidade do Programa de Telemedicina do Alentejo, entre outros.

Em 2015, realizaram-se 4 sessões onde foram abordados os seguintes temas: Gestão da Qualidade, Processos Assistenciais – PNAS, Compromisso da qualidade no atendimento e Nutrição do doente hospitalizado.

Está prevista a realização de mais duas sessões até ao final do ano, nas quais serão focados temas, tais como a perspetiva de uma unidade em processo de acreditação e o controlo e manutenção de equipamentos.

O Sistema de Gestão da Qualidade do Programa de Telemedicina do Alentejo é certificado desde 2014, pela APCER, no âmbito dos serviços de teleconsultas e teleformação, cumprindo os requisitos da norma ISO 9001:2008.