Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Telessaúde no Alentejo
O Programa de Telessaúde do Alentejo está implementado desde 1998, tendo esta região sido uma das pioneiras na utilização deste recurso em Portugal. Este projeto tem vindo a revelar-se uma ferramenta bastante importante na aproximação dos utentes aos cuidados de saúde. Atualmente, este tipo de prestação de cuidados de saúde cobre toda a região de saúde do Alentejo com a existência de 28 plataformas de Telessaúde, através das quais se promovem teleconsultas aos utentes e sessões de Teleformação para os profissionais de saúde, tendo em conta as competências da ARS Alentejo.
Em termos de produção, no 1.º semestre de 2018, ocorreram 1.263 teleconsultas. Os tempos de espera são relativamente curtos, não ultrapassando as três semanas, sendo que os casos mais urgentes são atendidos de imediato. Há duas especialidades médicas que se destacam, são elas a Dermatologia e a Fisiatria, sendo que representam mais de 70% do total de teleconsultas realizadas. Embora com menos expressão realizaram-se, ainda, no referido período de tempo, teleconsultas de Neurologia, Cirurgia, Cirurgia Pediátrica, Cardiologia, Cirurgia Vascular e de Diabetes.
Também no âmbito da atividade de Telessaúde, se tem desenvolvido a prática de teleconsultoria na área da Medicina Física e Reabilitação entre Hospitais e Unidades de Cuidados Continuados Integrados, bem como se está a iniciar na área da Saúde Mental entre Cuidados de Saúde Hospitalares e Cuidados de Saúde Primários, constituindo-se uma ferramenta preciosa na abordagem integrada entre médicos, enfermeiros e demais técnicos. No corrente ano iniciaram-se, ainda, as teleconsultas na PDS (Plataforma de Dados da Saúde) Live / RSE (Registo de Saúde Eletrónico) Live em Unidades Locais de Saúde da região no que respeita à Diabetes e Cirurgia Vascular estando previsto o alargamento a outras especialidades entre elas a Fisiatria, Tiróide e Feridas. Outro projeto, incluído na Telessaúde, que se tem revelado importante e crucial no tratamento dos doentes é a Consulta de Decisão Terapêutica, através da qual vários médicos do HESE, da ULSNA, ULSBA e ULSLA discutem, em teleconferência, a terapêutica e tratamentos de doentes oncológicos.
Em conformidade com o Despacho 6280/2018, de 28 de junho, a ARS Alentejo está, neste momento, em fase de implementação do Telerrastreio Dermatológico, a qual carece de uma reorganização de serviços, aquisição de equipamentos e formação dos intervenientes por forma a garantir os requisitos técnicos e clínicos. Pretende-se que esta etapa esteja concluída num curto médio prazo, em toda a região.
O Programa de Telessaúde do Alentejo é o único a nível nacional que tem um Sistema de Gestão da Qualidade implementado e devidamente certificado de acordo com a Norma NP EN ISO 9001:2015. Aliar qualidade à Telessaúde revelou-se um sucesso, constatando que a implementação de um SGQ dotou o projeto das ferramentas essenciais de qualidade que permitiram uma melhoria contínua e um desenvolvimento sustentado e equilibrado do mesmo, ao longo dos anos.