Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Tertúlia - Keep Calm – Preserva a tua VIDA Protege-te da SIDA- sensibiliza os jovens

O Centro de Aconselhamento e Deteção do VIH SIDA de Évora (CAD) e o Departamento de Saúde Pública e Planeamento realizaram no dia 29 de março de 2017, nas instalações do Instituto Português de Desporto e Juventude de Évora, a tertúlia “Keep Calm – Preserva a tua VIDA, Protege-te da SIDA”.


Num ambiente de educação não formal e partindo de alguns conhecimentos dos jovens que participaram na tertúlia, foi apresentado o CAD, a sua localização, horários de funcionamento e as suas funções. Foram abordados os conceitos de VIH e SIDA, tendo sido utilizada uma metodologia essencialmente dinâmica na apresentação das formas de transmissão e prevenção da infeção pelo vírus de imunodeficiência humana. Através do jogo “mito ou realidade” foram abordados os mitos associados ao vírus e através da dinâmica de grupo: “Se alguém diz…” procurou-se desenvolver nos jovens competências de assertividade e comportamentos preventivos de comportamentos sexuais de risco.


Neste encontro foi ainda proporcionado espaço para a partilha de experiências individuais e de dúvidas relacionadas com a temática da tertúlia, tendo sido reforçada a importância do diagnóstico precoce da infeção pelo VIH/SIDA, através da realização do teste rápido do VIH/SIDA no CAD de Évora.


Estiveram presentes na sessão: uma professora e 25 estudantes do curso de Técnico Auxiliar de Saúde, da EPRAL de Évora. Foram distribuídos materiais de informação e preservativos masculinos e femininos, aos quais foram aliadas mensagens relativas às vantagens da sua utilização fácil e prática, para além da necessidade da sua correta e consistente utilização na prevenção de infeções sexualmente transmissíveis.


Uma experiência avaliada pelos jovens de forma bastante positiva, identificada como criativa na transmissão de mensagens de prevenção de comportamentos sexuais de risco.