Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Teste de Primavera 2021 - Semana Europeia de 14 a 21, com testes gratuitos, rápidos e anónimos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) apela para a realização de testes à infeção por VIH, hepatites virais e infeções sexualmente transmissíveis (IST), lembrando que a pandemia de Covid-19 levou a uma diminuição dos despistes a nível mundial.


Esta recomendação da DGS surge no âmbito da Semana Europeia do Teste de Primavera 2021 que decorre de 14 a 21 de maio, organizada pela EuroTest, uma plataforma europeia para troca de conhecimento para melhorar o diagnóstico precoce e o tratamento do VIH (vírus da imunodeficiência humana que causa a SIDA), da hepatite viral, das infeções sexualmente transmissíveis e da tuberculose.


consciencialização sobre o benefício do diagnóstico precoce
A iniciativa tem por objetivo incentivar todas as comunidades da região europeia da Organização Mundial da Saúde a promoverem a consciencialização sobre o benefício do diagnóstico precoce de infeções por VIH, Hepatites Virais e IST e a eficácia da adesão ao tratamento.


A DGS, que se associou à iniciativa europeia, salienta ainda que estas doenças requerem a continuidade de respostas adequadas por parte dos serviços que acompanham os doentes e as pessoas em situação de maior risco.


«A pandemia de covid-19 afetou especialmente as populações mais vulneráveis. Os dados de 2020 revelaram um decréscimo no número de testes realizados à escala global. É, por isso, particularmente importante promover o acesso aos testes como um serviço de saúde essencial», adianta ainda a DGS, que informa ainda que estes testes são gratuitos, seguros e confidenciais.


Para saber mais, consulte:
DGS > Notícia