Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Testes rápidos de antigénio de uso profissional comparticipados disponíveis em 216 concelhos
Os Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) de uso profissional, no âmbito da Portaria n.º 255-A/2021, de 18 de novembro, são gratuitos, não apenas em Farmácias, mas também em Laboratórios de Patologia Clínica e Análises Clínicas aderentes. Esta é uma das medidas de reforço de testagem, com vista ao controlo e combate à pandemia de Covid-19 no país, estando em vigor, pelo menos, até 31 de dezembro.


A oferta de testagem em Portugal Continental vai muito para além das farmácias, envolvendo laboratórios, clínicas, academia e unidades móveis, sendo que a cada uma das entidades registadas e habilitadas a realizar TRAg de uso profissional correspondem múltiplos pontos de colheita.

A lista de farmácias e laboratórios aderentes é dinâmica e encontra-se
em permanente atualização, mantendo-se o esforço no sentido de reforçar os pontos de testagem aderentes em todo o país, no âmbito da portaria referida.

Além da disponibilização da testagem no âmbito da Portaria, cada cidadão
pode recorrer à rede de diagnóstico de SARS-CoV-2 que integra 163 laboratórios que realizam TAAN (RT-PCR) e mais de 1300 entidades que realizam TRAg de uso profissional. Também nesta rede estão a ser desenvolvidos mecanismos no sentido de reforçar as estruturas de testagem, garantindo abrangência nacional, nomeadamente no reforço de
adesão dos laboratórios e farmácias, bem como através de iniciativas das Câmaras Municipais, colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa, entre outros.

Por exemplo, a Cruz Vermelha Portuguesa, em articulação com a Proteção Civil de Lisboa e o Sport Lisboa e Benfica, estão, no dia de hoje, a implementar postos de testagem dedicada no perímetro do Estádio, com a presença de 13 equipas de testagem ao longo do dia, até à hora de início do jogo.

A Task Force para a promoção da Estratégia de Testagem para SARS-CoV-2 em Portugal tem vindo a desenvolver todos os mecanismos de reforço da capacidade de testagem no país, nomeadamente com recurso a novos pontos de colheita da rede laboratorial pública e privada.

As Farmácias e Laboratórios de Patologia Clínica e Análises Clínicas que realizam TRAg de uso profissional abrangidos pelo regime excecional e temporário de comparticipação, podem ser consultados através de listagem pesquisável – https://www.infarmed.pt/web/infarmed/farmacias-de-oficina-que-realizam-tragcomparticipados e https://www.infarmed.pt/web/infarmed/laboratorios-que-realizamtrag-comparticipados ou com recurso ao mapa interativo que as localiza via georreferenciação (https://www.infarmed.pt/web/infarmed/testes-covid-19/mapainterativo).​

​​​