Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
#TodososDiasCuidamosdeSi - Sensibilizar e educar para a importância dos cuidados de saúde e de estilos de vida saudáveis

Um dos pilares do Programa Saúde em Segurança e Plano de Ação na Prevenção da Violência no Setor da Saúde, assenta na criação e sustentabilidade de ambientes de trabalho saudáveis.
Indo ao encontro do objetivo proposto este ano para celebração do dia Mundial da saúde em que se pretende sensibilizar e educar para a importância dos cuidados de saúde e promoção de ambientes de trabalho saudáveis, decidimos juntarmo-nos a esta causa e por em prática uma atividade simples entre profissionais.​


Mas afinal o que é um ambiente de trabalho saudável? 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) define este termo como “um local […] onde os trabalhadores e seus superiores cooperam para implementar um processo de melhoria contínua para promover a saúde, segurança e bem-estar de todos os trabalhadores no local de trabalho”.


Em boa verdade deve ser um local em que nos sintamos tranquilos, felizes e seguros. Corresponder a um local que estimula os seus profissionais a oferecerem o melhor de si, com resultados a curto e longo prazo observáveis na sua produtividade de forma satisfatórios. 

 

O que cada um de NÓS como profissional pode contribuir para um ambiente de trabalho saudável?

Cada profissional pode procurar estratégias para alcançar esse objetivo porque trará benefícios não apenas para a organização, mas para si e os restantes colaboradores. A organização por seu lado deve assim, procurar continuamente estratégias que possam motivar os seus profissionais. 

Foi o pretendido com a atividade desenvolvida no passado dia 8 de abril de 2022 - Promover e proporcionar um momento de descontração, de partilha e de boa energia. 

Aceitar a experiência da prática do yoga com os colegas permitiu-nos uma pausa "tirar o pé do acelerador e desligar o piloto automático", que tantas vezes reclamamos não conseguir. Só em equipa alcançamos um ambiente mais saudável e equilibrado. Muito obrigada pela partilha e pelo momento de relaxamento. "Om Shanti" - Mantra da Paz” 

“Momentos destes permitem-nos temporariamente desligar da parte do dia que passou, fazer um reset total a tudo o que nos aborreceu, momentos de stress, ..., e relaxar de modo a termos um novo recomeço do dia de trabalho com a mesma disposição com que começamos o dia. É como se um dia fosse mesmo dois. 

Obrigada pela ideia e pela sua concretização 

"quero mais"” 

 

"A vida é feita de desafios...no entanto apenas os saudáveis devem prevalecer...todos os outros devem ser efémeros." 


“Momentos de tranquilidade, serenidade serão sempre necessários. 

Estou certo que a experiência da aula de Yoga superou as expetativas de todos. 

Sem dúvida a repetir.... 

OBRIGADO” ​



ARS Alentejo promove iniciativa para a promoção de ambientes de trabalho saudáveis​

​​​​