Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
UCC Ammaya desenvolve projeto de saúde escolar
Comemorou-se, recentemente, o Dia Mundial da Alimentação.
A Unidade de Cuidados na Comunidade Ammaya, através do seu projeto de saúde escolar, promoveu sessões de educação e promoção para a saúde, junto da sua comunidade escolar, abrangendo os alunos do pré- escolar (126 crianças) e 2º ano, do 1º ciclo de ensino (102 crianças), (tendo terminado as ações no dia 16 de novembro), uma vez que os bons hábitos alimentares se adquirem mais facilmente em idades precoces e dada a importância de reforço da educação para a saúde, ao longo da vida.
A população escolar, dadas as suas características, como as idades e as fases de desenvolvimento da sua população, constituem grupos privilegiados para se trabalhar questões relacionadas com a adoção de estilos de vida saudáveis, com o objetivo da prevenção efetiva de determinadas patologias associadas a estilos de vida pouco saudáveis.
Sabemos, por outro lado, que a obesidade infantil atingiu já, em alguns países, uma proporção epidémica. No nosso país e segundo dados do SNS, da Conferência Internacional de Obesidade Infantil 2017 (CIOI, 2017), " (...) mais de 30% das crianças portuguesas entre os 7 e os 9 anos de idade apresenta excesso de peso, sendo que destas cerca de 13% apresentam obesidade", pelo que, cada vez mais se torna necessário intervir e insistir nesta temática.
A equipa de saúde escolar da UCC Ammaya tem vindo, ao longo dos tempos, a reforçar, junto da comunidade escolar, a importância de uma alimentação saudável bem como do exercício físico, para um desenvolvimento adequado das crianças e jovens, tendo aproveitado mais este momento para intervir.