Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
UCC Redondo - Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

No dia 25 de novembro assinalou-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Esta forma de violência é uma grave violação dos direitos das mulheres, com grande impacto na sociedade. 

Segundo a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV),em 2021, prestou “apoio a cerca de 28 mulheres e raparigas por dia”, vítimas de crimes como violência doméstica, difamação e perseguição, e registou um total de 19.846 crimes de violência doméstica. Outros dados poderão ser conhecidos no seu Relatório de Estatísticas sobre Violência Doméstica e Vítimas no Feminino divulgado este ano exatamente no dia 25 de novembro. 

A UCC Redondo desenvolveu algumas atividades como forma de sensibilizar a comunidade para esta problemática, que incluíram a divulgação de materiais no Centro de Saúde de Redondo, tais como, cartazes, folhetos e colocação de uma faixa alusiva ao dia, no exterior do edifício.  

Foram também realizados 3 Workshops no Agrupamento de Escolas de Redondo, dirigidos aos alunos do ensino secundário com o tema Relações Saudáveis vs. Relação Abusivas, que incluíram dinâmicas de grupo, com vista à reflexão e sensibilização para as questões da violência no namoro. 

As atividades realizadas, integram-se também nas materializadas pelo Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco e Equipa de Prevenção da Violência no Adulto do Centro de Saúde de Redondo.