Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
UCC Serra e Mar em Grândola, participou no Programa das Comemorações da Festa da Criança 2017
O Dia Mundial da Criança é um dia de grande importância para as crianças, que o aguardam com ansiedade e expectativa e para quem na comunidade trabalha com elas e para elas ao longo do ano, procurando corresponder às suas necessidades e interesses, no sentido de lhes proporcionar um dia inesquecível, em que a brincar também se abordam assuntos sérios e se contribui para o seu desenvolvimento físico e emocional.
 
É nesse sentido que no dia 1 de Junho, quinta-feira das 16 e às 20 horas, no jardim 1º de Maio, a Unidade Cuidados na Comunidade Serra e Mar, através da Unidade Móvel, participou no Programa das Comemorações da Festa da Criança 2017, promovido pela Autarquia.
 
A diversidade da oferta nesta Festa, resultou da estreita colaboração de múltiplos parceiros e entidades: Centro Ciência Viva, Cercigrândola, Ludoteca, Associação Melides, CPCJ, Creche e Jardim de Infância, Bombeiros, Estúdio Jovem, Gradolativa, Associação Equestre, Biblioteca Municipal e Património e arquivo, entre outros.
 
Tomou-se como tema este ano, a Parentalidade Positiva e o Direito à Saúde.
 
Contou-se na dinamização das atividades com a participação de Enfermeiras, alunas de enfermagem, Terapeuta da Fala e Higienista Oral. Pretendeu-se que crianças e adolescentes que visitaram o atelier, pudessem “vestir a pele desses profissionais” e aconselhar os “seus utentes”, recebendo no final, um certificado de participação; aos adultos, destinou-se a distribuição do folheto do NACJR da ULSLA, dando a conhecer a problemática dos maus tratos no atual enquadramento, bem como os sinais de alerta.
 
A decoração do atelier contemplou a divulgação de alguns Princípios sobre Parentalidade Positiva, estruturantes na sua maioria, dos fatores de proteção que fomentam os “Bons Tratos”.
Promover a saúde e a literacia, prevenir a doença e sensibilizar a comunidade, coresponsabilizando-a na adesão a comportamentos e estilos de vida saudáveis e em articulação com outros parceiros, foram objetivos da UCC Serra e Mar, que mais uma vez foram cumpridos, no conjunto de atividades propostas.