Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
UCC de Évora e Câmara Municipal de Évora voltam a promover Seminário Cuidar do Eu, do outro e do Tempo

No passado dia 21 de outubro, realizou-se a 5ª edição do seminário "Cuidar do Eu, do Outro e do Tempo". Após um interregno forçado devido à pandemia, conseguiu-se de novo, voltar a promover este seminário, que já é uma referência junto dos séniores da nossa comunidade.


Este seminário ocorre de uma parceria entre a Câmara Municipal de Évora e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora, com o objetivo de proporcionar uma reflexão conjunta relativamente à Promoção da Saúde na População Sénior. 


Este ano, com especial atenção à Saúde Mental abordou-se a importância da realização de atividades promotoras de Estilos de Vida Saudáveis na manutenção das funções físicas e cognitivas.


Com a participação de 185 séniores, iniciaram-se os trabalhos da manhã com a sessão de abertura, com a presença de Margarida Silveira, vogal do Conselho Diretivo da ARS Alentejo, de Pedro Costa, Assessor do Vereador Alexandre Varela, da Câmara Municipal de Évora e de 

Maria do Céu Canhão, Diretora Executiva do ACES Alentejo Central. Seguiu-se a apresentação de alguns projetos de Boas Práticas: “PRÓXIMOS", ”Lar Doce Lar”, ”Ginásio da Memória” e a Exposição do médico psiquiatra, Vasco Nogueira. 

Durante a tarde realizaram-se 6 ateliers, Atividade Física, Automaquilhagem, Costura, Relaxamento, Musicoterapia e Culinária, que contaram com a participação de todos os participantes.

Finalizou-se o evento com um Desfile de Chapéus, seguido de Baile com animação musical. 


Este encontro teve, também, como objetivo sublinhar a relevância e o valor do papel social do idoso na sociedade atual, enquanto fontes vivas de conhecimento empírico, assentes no Saber Ser e no Saber Fazer.