Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
UCC de Almoreg encerra ano letivo com entrega de Prémios das atividades de alimentação saudável 2016-2017

A Unidade de Cuidados na Comunidade de ALMOREG encerrou este ano letivo com as entregas dos prémios decorrentes das atividades que se iniciaram no Dia Mundial da Alimentação, tendo decorrido com o objetivo geral: Comer bem e de forma equilibrada é um dos melhores investimentos que se pode fazer para ter saúde.

- “Master Chefe Júnior” – As crianças das diversas turmas do 1º ciclo elaboraram pratos que apresentaram com frutas fornecidas gentilmente por superfícies comerciais, pratos estes que foram submetidos a concurso.

- Projeto “Saber Comer” com sessões de educação para a saúde, jogos didáticos e histórias. Este projeto pretende promover uma alimentação saudável em todas as crianças de Jardim de Infância e 1º ciclo do concelho de Reguengos de Monsaraz e Mourão, pois é nesta fase da vida que se constroem bons hábitos alimentares. Este projeto incluiu um diagnóstico da situação com avaliação dos lanches e uma avaliação no final da implementação do projeto para justificar a pertinência do mesmo. Este projeto envolveu 779 crianças de Jardim de Infância e 1º Ciclo de Reguengos de Monsaraz e Mourão. Foram também envolvidos os encarregados de educação através de uma sessão sobre alimentação saudável e entrega de folhetos informativos sobre a temática.

 O Projeto “A Minha Lancheira” que tem como objetivo a promoção de lanches saudáveis em crianças de 1º ciclo. Este ano este projeto abrangeu 2 turmas do Agrupamento Vertical de Mourão e 1 turma da Vendinha.

“ Amar a Vida... Alimentar-me bem” Ainda sobre a temática da alimentação saudável. Foi feito um concurso que envolveu a elaboração de um slogan sobre a alimentação saudável e um concurso inter-turmas dos lanches saudáveis nos dois agrupamentos.
Através de diferentes parceiros foi feita a elaboração de brindes de carteiras e bolsas de lápis com as frases vencedoras que foram oferecidos a todos os participantes.

No Agrupamento de Escola de Reguengos de Monsaraz a frase vencedora foi:
“ Uma alimentação equilibrada devemos ter. Para isso, alimentos saudáveis devemos comer. Gorduras, sal e doces devemos evitar para muitos anos podermos cá estar”.

No Agrupamento de Escolas de Mourão a frase vencedora foi:
“Alimentação saudável é comer um pouco de tudo de forma equilibrada.”     

Os vencedores dos lanches mais saudáveis foram o 3ºD em Reguengos de Monsaraz e o 4º A em Mourão. Com a colaboração do Banco de doação de bens “ Entre Ajuda”  que apoia  instituições de solidariedade social  conseguiram-se  prémios para os participantes e vencedores.