Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
UCC de Almoreg promove Workshop de Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida

Realizou-se no dia 12 de setembro na sala de reuniões do Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz um Workskop Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida direcionado para as assistentes operacionais do agrupamento de escolas de Reguengos de Monsaraz.


Esta iniciativa da UCC Almoreg teve a colaboração da Coral- Associação de nadadores salvadores de Reguengos de Monsaraz e visou habilitar os formandos com conhecimentos que lhes permitam prestar a primeira assistência a vítimas de acidente ou de doença súbita, até à chegada dos meios de socorro.


O programa decorreu entre as 9h e as 16,30 h com intervalo para o almoço e comtemplou as seguintes temáticas:
• Avaliar as necessidades das vítimas e os perigos para a própria segurança;
• Compreender as medidas imediatas que devem ser tomadas em caso de emergência;
• Posicionar corretamente a vítima;
• Controlar as hemorragias;
• Realizar técnicas de reanimação;
• Controlar hemorragias;
• Realizar medidas adequadas em caso de presença de corpos estranhos, asfixia, desmaio, queimaduras, incluindo os acidentes provocados pela corrente elétrica, feridas, fraturas, convulsões e hipoglicemia;
• Improvisar ligaduras e utilizar os medicamentos existentes no estojo de primeiros socorros.

 

A sessão decorreu com uma boa dinâmica e com bastante interesse dos participantes. 
Tentou-se apurar o impacto da aprendizagem na valorização humana e técnico profissional dos formandos e verificou-se que comportamentos e modos de atuação dos formandos perante as problemáticas apresentadas enquadra-se numa problemática de desconhecimento existente antes do workshop, pelo foi unanime a opinião dos formandos em relação à pertinência dos temas abordados.
Pode dizer-se que na generalidade os formandos adquiriram as competências e os conhecimentos propostos, pelo que foram atingidos os objetivos. A UCC Almoreg agradece à Coral pela primorosa colaboração e disponibiliza-se para acções futuras na comunidade.