Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
UCC de Estremoz comemorou o dia Mundial da Saúde

No passado dia 7 de Abril a Unidade de Cuidados na Comunidade de Estremoz assinalou o dia Mundial da Saúde, que teve como população alvo os funcionários do Centro de Saúde de Estremoz. Tendo como tema principal “Exercício físico e alimentação saudável como forma de combater a depressão”.

Este ano a OMS elegeu como tema para o Dia Mundial da Saúde, a depressão.
A depressão afeta pessoas de todas as idades, de todas as esferas da vida, em todos os países. Provoca angústia e tem impacto na capacidade de as pessoas realizarem até mesmo tarefas diárias mais simples, com consequências às vezes devastadoras para o relacionamento com a família e amigos e a capacidade de ganhar a vida.
 
A alimentação e o exercício físico também podem exercer um papel importante na prevenção da depressão. O exercício físico tem uma influência benéfica na função psicológica, relacionada com a preservação da função cognitiva, alívio de estados depressivos e melhor conceito do controlo pessoal e autoeficácia.
Ao longo de todo o dia foram desenvolvidas atividades individuais e atividades em grupo. No parque de estacionamento do Centro de Saúde estiveram ao dispor dos funcionários uma passadeira elétrica, uma bicicleta ergonómica e uma pedaleira, e alguns jogos tradicionais que fizeram relembrar a infância, como salto à corda, arcos, jogo do elástico e gincana de bicicleta. Foram ainda desenvolvidas atividades de grupo como corrida de sacos, salto ao eixo, uma aula de mobilidade e jogo do lenço. Ao longo de todo o dia foi distribuído um folheto informativo sobre a temática e distribuído um lanche saudável.
Para a população em geral foi publicado um artigo sobre a Depressão num dos Jornais locais.