Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
UCC de Nisa sensibiliza para riscos da diabetes
A Unidade de Cuidados na Comunidade de Nisa assinalou o Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, com exposição de informação na entrada do edifício do Centro de Saúde com os principais cuidados a ter nesta doença e na sua prevenção.
No sentido de incentivar à pratica do exercício físico, de acordo com as capacidades de cada um, esteve exposta uma bicicleta para lembrar os benefícios do uso das mesmas nesta vila plana e com boas acessibilidades, bem como as caminhadas a pé, aproveitando para passear os animais de estimação. Com esta atividade, a UCC de Nisa pretendeu sensibilizar os utentes e população em geral sobre os fatores de risco da diabetes, apelar à mudança de comportamentos e promover hábitos de vida saudáveis.
Foi também realizada, na Universidade Sénior de Nisa, uma aula onde foram abordadas as complicações da diabetes dando especial ênfase ao pé diabético. Todos os participantes (15) foram convidados a realizar a avaliação do pé através de doppler, monofilamento e diapasão, e foi também avaliada glicémia e TA.  Deu-se ainda conhecimento da consulta de pé diabético que se realiza no Centro de Saúde e da importância do recurso a esta consulta pelos diabéticos para a prevenção de complicações e lesões. Foram ainda despistadas situações de hipertensão e diabetes.