Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
UCC de Vendas Novas apoia o inicio do ano letivo na Academia Sénior

A Organização Mundial da Saúde define Envelhecimento Ativo como o processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem. (Cf. WHO. Active Ageing, A Policy Framework. A contribution of the WHO to the Second United Nations World Assembly on Ageing, Madrid, Spain, April, 2002). 

Sendo que o conceito de Envelhecimento Ativo implica uma atuação multidisciplinar e interdisciplinar, pressupõe atividades que permitam alargar as possibilidades de informação e intervenção para a promoção da saúde dos cidadãos mais idosos. 

Neste contexto, a UCC de Vendas Novas tem colaborado com a Academia Sénior na discência da Disciplina de Saúde e Bem-Estar e solicitado a colaboração da mesma em algumas atividades comunitárias.
Para marcar o início do ano letivo 2016/2017 realizou-se uma ação de educação para a Saúde antes do início da caminhada semanal que decorrerá durante todo o ano, às sextas-feiras às 10h.

Esta sessão teve como objetivo alertar os participantes para alguns cuidados básicos, tais como a hidratação, vestuário, alimentação, aquecimento e alongamento e a respiração correta durante a respiração. 
Foi entregue um folheto informativo com esta informação e foi realizado o ensino com demonstração e treino dos exercícios de aquecimento pela fisioterapeuta da Unidade. No final foi feito ensino e treino da respiração correta pela enfermeira.

Fica o desafio ao grupo de ao longo do ano letivo aumentar progressivamente a periodicidade semanal das caminhadas.

Academia Sénior - Caminhada.pdfAcademia Sénior - Caminhada.pdf