Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
UCC de Viana do Alentejo promove ação de sensibilização para os Consumos de Drogas Lícitas e Ílícitas

No passado dia 29 de março a Rede de Parceiros de Prevenção do Alcoolismo do Concelho de Viana do Alentejo, da qual a Unidade de Cuidados na Comunidade faz parte, realizou uma ação de sensibilização aberta a toda a comunidade, sobre a temática, Prevenção de Consumos de Drogas Licitas e Ilícitas. Dessa Rede fazem parte várias entidades e associações concelhias e o Centro de Respostas Integradas (CRI) de Évora. 


A ação decorreu em Alcáçovas na EBI/JI, escola que integra o Agrupamento de Escolas e teve como principais objetivos: dar a conhecer a Rede e sensibilizar toda a comunidade para esta problemática, principalmente para os seus efeitos nocivos quer a nível físico e intelectual e também social.


 A ação envolveu várias turmas da EBI/JI, uma das turmas elaborou uma apresentação do tema e outras realizaram folhetos informativos que depois foram expostos e facultados a todos os participantes. A ação contou também com a presença do Dr. Paulo Jesus, coordenador do CRI. O Dr. Paulo Jesus partilhou com a comunidade as suas principais preocupações relativamente a esta temática, falou sobre algumas medidas importantes que estão já em curso e sublinhou a necessidade do envolver a comunidade em todo este processo. 


No final, houve um momento de ballet alusivo ao tema, interpretado por bailarinas que integram a ACRA (Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense). Para finalizar a associação de pais da EBI/JI de Alcáçovas ofereceu um pequeno lanche.


Mais do que um momento de reflexão foi um momento de aquisição de conhecimentos e de convívio entre a comunidade, fundamentais para uma boa saúde mental.