Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
UCC de Évora desenvolve projecto - O dormir é meio sustento! Fique atento

 

A Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora encontra-se a desenvolver, numa IPSS do concelho de Évora e no âmbito do estágio final, do 3º Curso de Mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública o projeto de intervenção denominado: “O dormir é meio sustento! Fique atento”.
As alterações na qualidade do sono, bem como os seus distúrbios, assumem elevada relevância para os idosos, pois para além de serem frequentes, afetam a execução das suas atividades de vida diária e consequentemente a sua saúde.


A privação do sono, interfere no bem-estar mental e físico do idoso, o que leva a um grave prejuízo funcional no desempenho dos papéis sociais e nas relações interpessoais, tornando-se por isso necessário, a adoção de medidas preventivas que possam suavizar este processo, melhorando assim a qualidade do sono e consequentemente a qualidade de vida do idoso.


Foram desenvolvidas intervenções pelos profissionais de enfermagem, nutrição e psicologia com vista à promoção da adoção de hábitos saudáveis de sono nos idosos desta IPSS.


O espírito de equipa e parceria, tornaram possível mobilizar os recursos existentes, trazendo um contributo imprescindível para a realização deste projeto.