Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
UCC do Centro de Saúde de Vendas Novas - Dia Mundial do Sono
A World Sleep Society assinala o Dia Mundial do Sono na sexta-feira anterior ao equinócio da Primavera, tendo sido este ano a 18 de março.

O sono caracteriza-se por ser uma necessidade fisiológica, tendo como funções a restauração do organismo e a conservação de energia. (Fonte: Gomes, et all. 2010) É um estado de repouso e uma necessidade humana fundamental para a qualidade de vida. (Clares et all. 2012). 

O bem-estar físico, mental e social dependem da qualidade do sono. A privação de sono diminui a concentração e a produtividade, produz alterações no comportamento, pode traduzir-se num aumento de tendência para estados de ansiedade e depressões, pode ser uma das principais causas de acidentes, afeta o sistema imunitário e é um factor de risco para agravamento de vários tipos de doenças crónicas, como a hipertensão, doença cardíaca, diabetes, stress, etc.

A qualidade do sono pode ser influenciada por factores internos ou externos, que se podem aprender a controlar.

Para assinalar este dia e com o objectivo de consciencializar a população para esta problemática, a UCC do Centro de Saúde de Vendas Novas apresentou na Academia Sénior (na disciplina de Saúde e Bem-estar, onde é desenvolvido o projecto “Mais viver, mais aprender”) uma sessão de educação para a saúde com o tema “Dormir bem, envelhecer melhor”.

Foram preletoras as alunas do 4º ano da ESESJD, Beatriz Machado e Beatriz Sena, sob a orientação das enfermeiras Fátima Nunes e Maria de Jesus Laranjo, da professora Isaura Serra e de Helena Chouriço, psicóloga da unidade, que entre as técnicas abordadas para uma boa qualidade de sono ensinou aos idosos técnicas de relaxamento.

Posteriormente, e para alertar o maior numero possível de cidadãos para o tema, o trabalho foi publicado no Canal Saúde ARS Alentejo.

 

 ​

​​