Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
UCC Almoreg inicia projeto “Saber comer”

Unidade de Cuidados na Comunidade AlmoregNo âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, no dia 16 de outubro a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Almoreg irá iniciar o projeto “Saber comer” com sessões de educação para a saúde, jogos e histórias.

Este projeto tem como objetivos promover uma alimentação saudável e prevenir doenças diretamente relacionadas com os hábitos alimentares.

A UCC Almoreg tem a preocupação de em cada ano letivo desenvolver um projeto de promoção de uma alimentação saudável em crianças de Jardim de Infância e 1º ciclo do concelho de Reguengos de Monsaraz e Mourão, pois é nesta fase da vida que se constroem os hábitos alimentares.
A par deste projeto a UCC Almoreg colabora também com o Núcleo Regional do Alentejo da Plataforma Contra a Obesidade na avaliação do Índice de Massa Corporal de crianças e adolescentes para despiste de situações de excesso de peso e obesidade e no projeto “A Minha Lancheira” que tem como objetivo a promoção de lanches saudáveis em crianças de 1º ciclo.Com estas intervenções foram avaliadas em Reguengos de Monsaraz, no passado ano letivo, o IMC a 211 crianças e adolescentes, das quais 0,5% apresentava baixo peso, 70% apresentava peso normal, 18% apresentavam excesso de peso e 9,5% obesidade. Todas as crianças e adolescentes com excesso de peso e obesidade foram encaminhadas para o seu médico de família como medida de prevenção para o aparecimento futuros problemas de saúde.

Comer bem e de forma equilibrada é um dos melhores investimentos que se pode fazer para ter saúde. A alimentação das crianças é de grande importância, já que este é um período muito importante para a aprendizagem dos seus hábitos alimentares. À medida que crescem, as crianças ganham mais liberdade e começam a comer fora de casa.
Ao longo das duas últimas décadas o número de crianças obesas continua a crescer, aumentando mais de 50%. Estas crianças têm um elevado risco de se tornarem adolescentes e adultos obesos. Por sua vez, os adultos com problemas de peso podem ter várias complicações de saúde, incluindo diabetes, problemas de coração, tensão arterial elevada e mesmo cancro.

Os hábitos alimentares de uma criança e o grau de atividade física desempenham um papel importante na sua saúde e peso. A crescente popularidade da televisão, computadores, consolas e outros fenómenos tecnológicos de interacção virtual contribuem para a inatividade física e sedentarismo nas crianças.
De facto, existe muita atenção mediática virada para o que não se deve comer e pouca informação sobre o que se deve comer, mas na realidade não existem bons ou maus alimentos: moderação e equilíbrio são as chaves para uma alimentação saudável.