Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
UCC de Arraiolos, Reguengos/Mourão e Vendas Novas comemoram o Dia da Mulher

Dia da Mulher

As Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) de Arraiolos, de Reguengos de Monsaraz/Mourão e de Vendas Novas realizaram diversas actividades, com o objectivo de comemorar o Dia da Mulher, que se assinala todos os anos no dia 8 de março.

A UCC de Arraiolos promoveu um encontro na Casa das Artes, que teve início pelas 18 horas do dia 8 de março, subordinado ao tema: “Ser Mulher” no qual foi debatida a prevenção da incontinência urinária. Ver cartaz

A UCC Almoreg (Reguengos de Monsaraz/Mourão) em parceria com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e a Escola Secundária Conde de Monsaraz de Reguengos de Monsaraz comemorou o Dia da Mulher, tendo como objectivos: melhorar o acesso aos cuidados de saúde; contribuir para a prevenção da doença e promover hábitos de vida saudáveis.

Para dar resposta aos objectivos a que se propuseram, realizaram na Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, tendo como população alvo as funcionárias, acções de sensibilização com entrega de folhetos informativos e diversas informações dadas de forma informal sobre a prevenção da doença.
Com o auxílio de duas professoras de ginástica desenvolveram uma aula de Ginástica Laboral, cuja prática traz mais valias para a empresa e para o trabalhador. No que respeita à empresa, poderá obter um aumento de produtividade, diminuição dos gastos com despesas médicas e absentismo, redução do stress, redução das doenças ocupacionais, melhoria das relações entre empresa Ginastica laborale empregados, ambiente mais sociável e agradável.

No âmbito do trabalhador, obtenção de ganhos em saúde com a prática de exercício físico orientado por um profissional especializado, redução do desgaste físico e de tensões musculares, prevenção de lesões ocupacionais; melhoria da auto-estima; promoção do bem-estar mental; melhoria do relacionamento interpessoal e aumento do ânimo e da disposição para o trabalho.

Para que esta actividade possa ter continuidade na perspectiva de ganhos em saúde, foi elaborado um cartaz que ficará exposto em cada secção da câmara municipal e em todas as escolas da área de abrangência da UCC.
Durante o mês de março serão realizadas sessões de educação para a saúde, sobre a importância da ginástica laboral, na manutenção de uma boa postura e nos hábitos de vida saudáveis. Ver cartaz

Também a UCC de Vendas Novas não esqueceu o Dia da Mulher. Durante a manhã do dia 9 de março, realizou, no Mercado Municipal, uma actividade subordinada ao tema “Avaliação Antropométrica e Classe de Movimento”
Pretendeu-se com esta actividade, motivar a população em geral, e as mulheres em particular, para a aquisição de hábitos de vida saudável (nomeadamente alimentação e exercício físico).  Ver cartaz