Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
UCC Viana do Alentejo parceira no projeto vencedor na categoria “Autarquias”

Prémio HdF UCC Viana do Alentejo

O projeto "Clube de Saúde Sénior" obteve a 1ª classificação na categoria "Autarquias" (melhor contribuição autárquica para a saúde) dos Prémios do Hospital do Futuro, atribuídos no dia 12 de novembro na 20ª Conferência Sinase presidida pelo Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo.

O projeto "Clube de Saúde Sénior", considerado um projeto piloto, é dinamizado pelo setor do desporto da Câmara Municipal de Viana do Alentejo e tem como parceiros a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Viana do Alentejo e a Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo e de Alcáçovas. 

O "Clube de Saúde Sénior" tem como objetivo geral procurar retardar os efeitos do envelhecimento numa população predominantemente rural. Em termos específicos, este projeto visa atuar na prevenção da doença e promoção da saúde da população sénior do concelho de Viana do Alentejo, através da prática de exercício físico, beneficiando do contributo de uma rede de parceiros públicos e privados. As atividades do clube são desenvolvidas nas três freguesias do concelho: Viana do Alentejo, Alcáçovas e Aguiar.

Este projeto já tinha sido distinguido, em outubro de 2012, como vencedor das boas práticas pela Plataforma Territorial Supraconcelhia do Distrito de Évora.

No dia 27 deste mês, a convite do Centro Distrital de Segurança Social de Évora, o "Clube de Saúde Sénior" vai ser apresentado na IV Sessão temática na Área da Terceira Idade que vai ter lugar em Évora, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, e que marca o encerramento do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.