Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSAC dá as boas -vindas aos 33 novos Médicos Internos

No dia 3 de janeiro, realizou-se na Sala de Formação 1 do Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE (HESE), a cerimónia de receção aos novos Médicos que irão iniciar o seu internato na instituição. O evento contou com a presença do Engenheiro Vítor Fialho, Presidente do Conselho de Administração, da Dra. Luísa Rebocho, Diretora Clínica, da Dra. Paula Fernandes, Diretora do Internato Médico da ULSAC, da Drª Luísa Pereira, Diretora do Serviço Farmacêutico, do Dr. Nuno Landeira, corresponsável pela residência farmacêutica, do Dr. Martim Rente, Presidente da Comissão de Internos, e dos Diretores de Serviço ou representantes dos mesmos, que irão acolher e formar os 33 novos médicos internos.

A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central acolhe, este ano, um total de 18 médicos internos para iniciar a formação geral e 13 para iniciar o internato em formação especializada. Além dos profissionais de carreira médica, o Hospital receberá ainda 2 residentes de carreira farmacêutica, pelo 2º ano. Os jovens médicos provêm de diversas regiões de Portugal, inclusive das regiões autónomas e ainda de Cabo Verde.

A Dra. Luísa Rebocho, destacou a importância desta nova fase na formação dos médicos internos e enfatizou a importância que os mesmos têm para a instituição Hospitalar e para a região de influência da mesma, deixando claro que estes jovens profissionais são os especialistas do futuro. A Diretora Clínica expressou também a esperança de que, após a formação geral, os internos optem por continuar a sua formação específica na ULSAC, e sublinhou a possibilidade de transição para o novo Hospital Central do Alentejo.

O Internato Médico, que se inicia após a conclusão da licenciatura ou mestrado integrado em Medicina, compreende os primeiros doze meses de Formação Geral. Após esta fase, os médicos terão a oportunidade de se candidatar a um concurso nacional para a escolha de uma especialidade, iniciando assim o período de Formação Especializada, cuja duração varia de acordo com a especialidade escolhida.

A receção aos novos médicos internos reforça o compromisso da Unidade Local de Saúde com a formação de profissionais de saúde, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento do sistema de saúde em Portugal.


Fonte ULSAC