Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSAC realiza webinar para assinalar Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório
O Núcleo de Enfermagem Médico-Cirúrgica assinalou o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório com a realização do primeiro Webinar de 2024. O evento “Ambiente de prática e segurança do doente no Bloco Operatório: resultados sensíveis aos cuidados em enfermagem Perioperatória” teve como foco a “Segurança do Doente”, um pilar essencial para a Qualidade dos Cuidados de Saúde.

Tendo ocorrido online, o evento marcou o início da série de eventos digitais programados pelo Núcleo para 2024, contou com a presença da convidada Enfermeira Sofia Mota, Responsável pelo Bloco Operatório, Setor de Esterilização e Sala de Exames Endoscópicos do Centro Cirúrgico do hospital de Coimbra, representando também a Associação de Enfermeiros Especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica. A profissional de enfermagem partilhou perspetivas sobre a importância da cultura de segurança do doente e destacou a necessidade de ações contínuas de melhoria na identificação, avaliação e mitigação de riscos.

Miguel Pedrosa, Enfermeiro Responsável pelo Gabinete de Formação, Investigação e Ensino em Enfermagem da ULSAC, sublinhou que “índices baixos de cultura de segurança do doente estão na origem de adversos potencialmente evitáveis, resultando em danos, quer para o doente quer para a Organização e, ainda na descrença da Organização e dos próprios Profissionais de Saúde, além de representarem um pesado ónus social e económico. Tal como preconizado pela Organização Mundial de Saúde ,o ciclo de melhoria contínua da qualidade passa, indubitavelmente pela avaliação da cultura de segurança do doente através da identificação, avaliação e hierarquização dos riscos, promovendo ações de melhoria nas áreas problemáticas”. Referiu ainda que “o primeiro Webinar constitui uma mais-valia num processo de mudança paradigmática na Enfermagem, enquanto Profissão e Ciência, potenciando o Digital na prossecução de objetivos estratégicos e sustentáveis em busca de melhores resultados na formação e investigação. Nada melhor do que começar com um tema relacionado com a Enfermagem Perioperatória, na data em que se comemora o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório”.

Marcaram também presença, a Enfermeira Cláudia Mendes e a Enfermeira Joana Pisco, Enfermeiras Especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica no Bloco Operatório da ULSAC.


Webinar Completo aqui 


Fonte ULSAC​


​​