Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSBA - Centro de Responsabilidade Integrado de Saúde Mental

O Serviço de Psiquiatria da ULSBA, EPE, integra os primeiros projetos piloto nacionais de Centros de Responsabilidade Integrados de Saúde Mental (CRI-SM), sendo a única instituição do Alentejo a fazê-lo. A homologação aconteceu em julho.

Os CRI são estruturas orgânicas de gestão intermédia, que visam potenciar os resultados da prestação de cuidados de saúde, melhorando a acessibilidade dos utentes e a qualidade dos serviços prestados, aumentando a produtividade, a eficácia e a eficiência dos recursos aplicados e contribuindo para elevar o nível de satisfação dos utentes e dos profissionais do SNS.

Os CRI são constituídos por equipas multiprofissionais, que voluntariamente se propõem aderir a este modelo de organização, detentores do perfil adequado em função do respetivo plano de ação, organizadas de forma flexível, em função da realidade concreta de cada entidade do SNS e das necessidades em saúde que visam satisfazer,

Os CRI dispõem de autonomia organizativa e técnica, integrando-se numa lógica de trabalho em rede com outros serviços da entidade do SNS, em particular dos que compõem a ULS a que pertencem.

Compete ao Conselho de Administração (CA) da respetiva ULS aprovar a criação do CRI e nomear os respetivos profissionais.

Não se trata de um novo conceito, este modelo de organização já existe noutras áreas da medicina há alguns anos, sobretudo nas cirúrgicas, mas no final do ano passado surgiu nova legislação sobre CRI e no PRR um dos compromissos de Portugal foi a criação de pelo menos 15 destas estruturas na área da Saúde Mental.

O principal objetivo é melhorar a acessibilidade e a prestação de cuidados nos domínios da promoção da saúde e prevenção e tratamento da doença mental. Este propósito está em plena consonância com o Plano Nacional de Saúde Mental e com as diretrizes do Comprehensive Mental Health Action Plan 2013-2030 da Organização <mundial de Saúde.

Continuar a inovação e integrar a Reforma da Saúde Mental em curso no país, não deixando o Baixo Alentejo para trás, é um compromisso da ULSBA e do seu Departamento de Saúde Mental. Fazer mais e melhor por quem precisa de nós é o lema que tentaremos sempre cumprir.