Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSBA assinala o Dia Mundial da Segurança do Doente com o tema “ Medicação sem Dano”

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, através da sua Comissão da Qualidade e Segurança do Doente, do Grupo de Enfermeiros Dinamizadores da Qualidade e Risco Clínico e dos Serviços Farmacêuticos, promove iniciativas de carácter informativo para comemorar o Dia Mundial da Segurança do Doente, que se assinala anualmente a 17 de setembro.

Este ano, a Organização Mundial da Saúde, propõe o tema central “Medicação Sem Dano”, comprometendo cada um de nós, a assumir o seu papel e responsabilidade no uso da medicação.

As práticas não seguras e erros de medicação são uma causa importante de morbilidade e de dano evitável nos sistemas de saúde em todo o mundo. Podem ocorrer erros nas diferentes etapas do processo de utilização de medicamentos desde a prescrição, armazenamento, dispensa, administração e monitorização. Por isso, trabalhamos, todos juntos, todos os dias, no sentido de ultrapassar as dificuldades e, acima de tudo, para garantir a segurança da medicação.

Aos cidadãos, queremos lembrar que, antes da toma de qualquer medicação, devem saber o que estão a tomar e que lhes foi prescrito, devem verificar a dose e o horário de administração. Em caso de dúvida, ou se não compreenderam, devem sempre questionar o profissional de saúde.

 

Nota: Campanha conjunta do Dia Mundial da Segurança do Doente 2022, organizada pela Direção Geral da Saúde, através do Departamento da Qualidade na Saúde (DQS) e do PPCIRA, em parceria com o INFARMED.


Fonte ULSBA