Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSBA associa-se ao Dia Mundial da Higiene das Mãos
No Dia Mundial da Higiene das Mãos, que se assinalou a 5 de maio, a ULSBA, através da Unidade Local do PPCIRA, destacou a mensagem do Diretor do PPCIRA,  Dr. José Artur Paiva, que alerta para a importância da adesão ao primeiro momento da higiene das mãos.

Convocando a todos, “organizações de saúde e profissionais de saúde, para dois grandes objetivos, simultaneamente de grande simplicidade e enorme valor social e ético. Às organizações e unidades de saúde peço que sintam como sua a responsabilidade de promover a literacia em saúde de todos e de cada um dos cidadãos, com equidade, ajudando a que cada um possa compreender e usar a informação de forma a tomar decisões e a agir em saúde de forma adequada e acertada.
Ensinar higiene das mãos é, assim, uma responsabilidade institucional em relação às populações que servem.

Aos profissionais de saúde, peço que exerçam as intervenções pessoais e coletivas que permitam atingirmos os 90% de adesão ao primeiro momento da higiene das mãos.
O primeiro momento é aquele que tem sistematicamente menor adesão e é também aquele que reflete uma atuação mais altruísta e focada na proteção do doente.

Aceleremos, todos juntos, para uma adesão de pelo menos 90% ao primeiro momento da higiene das mãos. Isso só depende de nós. E nós todos queremos isso.”


Fonte ULSBA ​

​​