Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSBA associa-se à campanha Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo – Mês Internacional da Prevenção do Suicídio está de volta para a sua segunda edição no distrito de Beja.


Esta campanha, criada em 2015 no Brasil, tem como objetivo a consciencialização da população para a temática do suicídio, um problema especialmente relevante no Baixo Alentejo. Relembra-se que a campanha Setembro Amarelo teve a sua primeira edição portuguesa na cidade de Beja em 2017. Em 2018 assinala-se a segunda edição desta campanha que tem como ponto de partida a comemoração do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio a 10 de setembro.


De acordo com a Aris da Planície, Associação promotora da iniciativa, “ao longo do mês de setembro vamos estar em contacto com a população para alertar para este problema e com pessoas que podem fazer a diferença nas estratégias de prevenção do suicídio, como jornalistas, investigadores e arquitetos.”


A programação do Setembro Amarelo divide-se em quatro eixos principais:
•  Carrinha do Setembro Amarelo
A Carrinha do Setembro Amarelo vai percorrer o Baixo Alentejo, colocando profissionais de saúde e a população em contacto direto para a sensibilizar sobre Depressão e Prevenção do Suicídio e para reduzir o estigma associado à doença mental.


• Cycle Around the Globe/Volta ao Mundo a Pedalar
A campanha Cycle Around the Globe é um projeto da International Association for Suicide Prevention a que se juntam os serviços de Psiquiatria de Portalegre, Évora, Beja e Santiago do Cacém e as associações Realmente, MetAlentejo e ARIS da Planície. Ao longo do mês, três etapas de ciclismo vão ligar as quatro localidades do Alentejo.


• Os Média e a Saúde Mental
No eixo de programação Os Média e a Saúde Mental vai se explorar em conjunto com jornalistas o papel dos órgãos de comunicação social na prevenção do suicídio no colóquio Noticiar o Suicídio e debater a Comunicação em/de Saúde Mental.


• A Arquitetura e a Saúde Mental
Vão se juntar também à mesa arquitetos e estudantes de arquitetura que se deslocarão a Beja para desenvolver propostas de requalificação para os Silos dos Moínhos de Santa Iria na Rua da Lavoura, Beja, trabalho que culminará na oficina de trabalho Espaços na Prevenção do Suicídio.
 
Ao longo do mês de setembro vão promover-se colóquios, oficinas de trabalho e uma exposição, falar com as pessoas em quatro localidades do distrito de Beja e percorrer o Alentejo a pedalar.

Consulte o Programa completo da Campanha  Setembro Amarelo
Mais informações em https://arisdaplanicie.com/setembroamarelo/

 

programa_setembro_amarelo_online.pdfprograma_setembro_amarelo_online.pdf