ULSBA em parceria com o ISEL participa em projeto Plano-A : Apoio remoto a doentes crónicos usando IA
O ISEL, a Nova IMS, a Escola de Saúde Egas Moniz, a ULSBA e a genesis.studio, criaram o Plano-A, uma plataforma com recurso à inteligência artificial que permite acompanhar doentes crónicos nas suas casas. A plataforma Plano-A foi desenvolvida durante a pandemia tendo em vista resolver os problemas criados pelo distanciamento físico entre doentes crónicos e profissionais de saúde. A solução inclui aplicações para pacientes e para médicos apoiadas por inteligência artificial e está já a ser pilotada em duas unidades prestadoras de serviços de saúde.

Com aplicações para pacientes e médicos, permite que os próprios utilizadores façam as medições dos sinais biométricos e registem a informação sobre o seu estado de saúde, tirando partida de inteligência artificial para gerar informação preditiva relativa ao nível de risco de agravamento de cada doença e auxiliando os profissionais de saúde que os acompanham a enviar alertas e recomendações adaptados à condição de saúde do utente.

O grupo juntou-se ao consórcio Data4Life e candidatou-se a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência no valor de 25 milhões de euros em financiamento, permitindo a criação direta de 70 postos de trabalho altamente qualificados e de programas de mestrado e doutoramento nas áreas da ciência de dados aplicada à saúde, engenharia informática e biomédica.

Mais informaçoes aqui. ​