Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSBA recebe o primeiro Médico Interno de Medicina Intensiva
O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo informa que a Instituição recebeu, a 2 de janeiro de 2019, 15 Médicos Internos, um dos quais é o primeiro na Especialidade de Medicina Intensiva e que receberá a sua formação na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital José Joaquim Fernandes.
 
Os novos Médicos recém-chegados, estão distribuídos da seguinte forma:
– 7 Médicos Inernos para a Formação Especifica, nas especialidades de Medicina Intensiva (1), Cirurgia Geral (1), Psiquiatria (1), Pediatria (1), Medicina Interna (1), Ortopedia (1) e Ginecologia-Obstetrícia (1)
– 8 Médicos Internos para Formação Geral (antigo Ano Comum).
Este grupo de médicos veio juntar-se aos 49 Internos atualmente em formação na Instituição.
 
A vinda de Médicos Internos para a ULSBA é sempre encarada com grande satisfação, uma vez que promove a dinamização dos Serviços Clínicos e cria a possibilidade de fixação de médicos na região, recursos humanos tão necessários. Espera-se que estes profissionais sejam o “futuro da Instituição”.
 
A sessão de boas-vindas contou com a presença de membros do Conselho de Administração, Direção do Internato Médico, Diretores dos Serviços e Comissão de Internos da ULSBA.
 
Acerca do Internato Médico
O Internato Médico realiza-se após a licenciatura ou mestrado integrado de Medicina, sendo os primeiros doze meses de Formação Geral. Este primeiro período de formação tutelada, de natureza prática e teórica, visa preparar o médico para o exercido autónomo e responsável da medicina.
Após a Formação Geral, os médicos candidatam-se a um concurso nacional para a escolha de uma especialidade, que corresponde ao período de Formação Especializada, cuja duração varia consoante a especialidade.