Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSBA é a única entidade do SNS a integrar o projeto Internacional Leaves
O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo informa que a instituição integra o Projeto internacional LEAVES, através do seu Serviço de Psiquiatria, sendo a única instituição de saúde portuguesa representando o SNS.
 
“Optimizing the Mental Health and Resilience of Older Adults that Have Lost their Spouse Via Blended, Online Therapy - LEAVES, pretende, através de um programa on-line de luto, impedir o luto prolongado, ou tratá-lo, para que as pessoas mais velhas em luto possam levar uma vida ativa, significativa e digna.

 
RESUMO DO PROJETO

 
A perda de um cônjuge é uma ocorrência frequente nos últimos estádios da vida. Enquanto a maioria dos idosos processa essa perda com sucesso e retorna à vida normal, uma proporção significativa (25,4%) é incapaz de o fazer, por isso, acabam por sofrer de luto prolongado, uma condição em que os sintomas do luto ocorrem mais de 6 meses após a perda e que podem resultar em problemas mentais e físicos, como má qualidade do sono, problemas cardiovasculares, depressão, solidão e tendências suicidas.

 
A fim de impedir o luto prolongado, ou tratá-lo, para que as pessoas mais velhas em luto possam levar uma vida ativa, significativa e digna, desenvolveremos um programa on-line de luto: LEAVES.

 
O LEAVES atende a utilizadores finais secundários (familiares, cuidadores informais), reduzindo o stress. Adultos mais velhos, cuidadores informais e profissionais de saúde relevantes (total n = 110), juntamente com a equipa do projeto, desenvolverão o modelo de serviço LEAVES e, através do design e desenvolvimento iterativos, otimizarão sua usabilidade e a experiência do utilizador.

 
O LEAVES ajuda os idosos a processar a perda de um cônjuge num ambiente on-line empático e atencioso, que consiste no programa de luto on-line Livia (TRL-7), o programa Before You Leave, que permite armazenar memórias pessoais (TRL-9), a plataforma de agente virtual do RRD (TRL-7) e design de front-end acessível. Ele pode detetar pessoas em risco de complicações e descobrir tendências negativas na sua vida emocional e agirá para combater essa tendência. O serviço depende de tratamento on-line, se possível, mas será combinado com apoio por telefone ou pessoalmente quando necessário.

 
O serviço LEAVES suaviza o processo de luto, evita a depressão ou o isolamento social, fortalece a resiliência e o bem-estar da pessoa viúva e acelera o retorno à participação da sociedade.

 
PARTICIPANTES

 
Roessingh Research and Development (Holanda), National Foundation for the Elderly (Holanda), DELA Natura – en levensverzekeringen N.V. (Holanda), NOVA University of Lisbon (Portugal), Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (Portugal), Sensing Future Technologies (Portugal), University of Bern (Suíça), School of Social Work, Universitty of Applied Sciences and Arts, Olten e Nothing AG (Suíça).