Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSLA – A Crónica de Rádio “Voz à Saúde” assinalou o Dia Internacional do Enfermeiro

A Crónica de Rádio “Voz à Saúde” assinalou o dia internacional do enfermeiro sob tema deste ano é “Enfermeiros: uma voz para liderar”.

 

 ULSLA Dia Internacional do Enfermeiro

 

Este é também o dia em que se sublinha a importância de demonstrar e reconhecer o papel destes profissionais na defesa da saúde global. É o dia em que se debate a nível mundial a necessidade de investir na profissão de Enfermagem e respeitar os seus direitos, como forma de garantir a sobrevivência dos sistemas de saúde, a sua qualidade e o acesso para todos.

Os enfermeiros promovem o bem-estar físico, mental e social das pessoas e comunidades. Eles possuem visão alargada e atuam em todos os níveis de complexidade do serviço nacional de saúde.

Os enfermeiros dos cuidados de saúde primários (centros de saúde), identificam necessidades de cuidados aos indivíduos, às famílias, a grupos e à comunidade; planeiam e asseguram a prestação de cuidados ao longo do ciclo de vida e em diferentes contextos, trabalhando quer na prevenção, tratamento e reabilitação da doença, quer na educação e promoção da saúde e avaliam o resultado da sua intervenção, tendo por base os programas de saúde.

Nos cuidados de saúde diferenciados (hospitais), a ação dos enfermeiros visa a avaliação do risco de morte, estabilização e tratamento da pessoa doente. Ainda no contexto hospitalar, são seguidas, pelos enfermeiros, as situações de doença grave que apresentam descompensação, ou que requerem vigilância mais apertada.

Por desenvolverem um trabalho de grande proximidade, seja no seio das equipas da área da saúde seja fora delas, em parceria com outras áreas e Instituições, os enfermeiros têm uma posição

privilegiada na orientação, referenciação e encaminhamento da pessoa, de modo a dar resposta às diferentes necessidades e ao seu projeto de saúde.

É devido ao trabalho autónomo de proximidade e a uma visão alargada, que os enfermeiros assumem um papel de liderança nos cuidados às pessoas e comunidades. Assim, e visando o bem-estar e a qualidade de vida, eles avaliam o potencial de cada um, ensinam estratégias adaptativas a novas condições e capacitam com vista ao ganho de autonomia nas várias dimensões (como por exemplo: gestão da doença, autocuidados, tomada de decisão).

Fundamentados em conhecimento científico e com base nos em princípios éticos, os enfermeiros zelam pela segurança e pela saúde de todos e para todos, desde a gestação até ao fim da vida.

Por tudo isso, o dia 12 de maio de 2022, é mais um momento que contribuirá para a história da profissão, no caminho do reconhecimento da Enfermagem moderna.

Fonte ULSLA