Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSLA - 19 de Maio Dia Mundial do Médico de Família

Com tanto dia comemorativo de tanta coisa algumas delas sem qualquer nexo, penso que comemorar o DIA MUNDIAL DO MÉDICO DE FAMÍLIA será da maior importância e reconhecido merecimento.

Destacar o papel do MÉDICO de FAMÍLIA nos sistemas de saúde foi o objetivo que esteve na origem da criação deste dia, em 2010, pela Wonca – World Organization of National Colleges, Academies and Academic Associations of General Practitioners/Family Physicians.

Longe vai o tempo do “Médico da Caixa de Previdência”.

Ao longo dos anos fomos conquistando, com o nosso trabalho e competências demonstradas, o respeito da Tutela, dos Pares, e das Populações a quem prestamos cuidados de saúde e que confiam em nós e nos nossos conhecimentos.

Esta reconhecimento é totalmente merecido porque:

Somos nós, MÉDICOS de FAMÍLIA a primeira linha dos cuidados de saúde;

Somos nós, MÉDICOS de FAMÍLIA que acompanhamos os nossos utentes/clientes/doentes desde a conceção até ao fim das suas vidas (somos os únicos médicos que nunca damos alta das nossas consultas);

Somos nós, MÉDICOS de FAMÍLIA que conhecemos as famílias, a condição socioeconómica, a integração na sociedade, os anseios, os medos e a todos, em qualquer fase da vida dizemos: podem contar connosco.

Somos nós Médicos de Família que somos chamados nas situações graves da saúde comunitária, situação que ficou bem demonstrada com o nosso papel durante a pandemia de COVID 19 em que fomos o pilar mais importante na testagem, no acompanhamento dos doentes, mas também no apoio à vacinação das populações e dissemos: podem contar connosco.

Muito haveria a dizer sobre a nossa atuação no dia-a-dia, mas certamente muito ficaria por dizer porque seria impossível enumerar neste texto tudo aquilo que faz parte da nossa missão como MEDICOS de FAMILIA.

Assim resta-me apenas desejar que continuemos a ser o pilar importante dos Cuidados de Saúde Primários.

A TODOS NÓS… FELIZ DIA MUNDIAL DO MÉDICO DE FAMILIA

 

Fonte ULSLA