Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSLA - 8 de Setembro Dia Mundial da Fisioterapia

Dia Mundial da Fisioterapia é celebrado anualmente, desde 1996, no dia 8 de setembro, que corresponde à data da fundação da atual World Physiotherapy, Confederation – WCPT- no ano de 1951.

De acordo com a WCPT, este dia assinala a união e a solidariedade da comunidade global de Fisioterapia e surge como uma excelente oportunidade para reforçar o papel significativo que a profissão desempenha na saúde e no bem-estar da população em geral, para elevar o perfil da profissão e para promover a profissão e os seus utentes junto dos governos e decisores políticos. 

Os fisioterapeutas, membros-chave em diferentes equipas multidisciplinares, desenvolvem o seu trabalho em diversos contextos, hospitalar e comunidade, com o intuito da recuperação da independência funcional, têm como função desenvolver, manter e restaurar, o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida.

O foco do Dia Mundial da Fisioterapia deste ano é a Osteoartrose e o papel dos fisioterapeutas no tratamento e gestão de pessoas afetadas por esta condição.

A Osteoartose é um problema global e uma das principais causas de incapacidade. Estima-se que, aos dias de hoje, cerca de 520 milhões de pessoas sofram de osteoartrose (WCPT, 2022).

É a doença reumática mais comum com maior incidência nas articulações dos joelhos, ancas e mãos mas pode afetar qualquer articulação.

A causa exata desta doença ainda é desconhecida, no entanto, sabe-se que esta surge associada a determinados fatores que parecem aumentar o risco do seu aparecimento, nomeadamente, o excesso de peso, lesões articulares prévias, sobrecarga articular, idade, sexo e história familiar.

A prevenção do aparecimento e desenvolvimento de distúrbios osteoarticulares através da literacia em saúde e exercício terapêutico são as estratégias de primeira linha na abordagem à Osteoartrose. Orientado com este tema o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação – Fisioterapia – da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, neste ano de 2022, e a “A Pensar no Seu Bem Estar”, debruça-se nesta comemoração sobre a Prevenção de Lesões Músculo e Esqueléticos Relacionados com o Trabalho (LMERT) que se sabe ser uma realidade com elevada prevalência e que pode estar na origem do desenvolvimento de problemas osteoarticulares.

 

 

Fonte ULSLA