Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSLA - Crónicas de Rádio “Voz à saúde” – Cuidados aos pés para pessoas com diabetes
As pessoas com diabetes deverão dar uma atenção especial aos seus pés. Nesta crónica, saiba quais os cuidados a ter com os pés e como fazer.




A pessoa com diabetes deve observar os seus pés, pelo menos, uma vez por dia de preferência quando se descalça. Deve fazê-lo num sítio com boa luz, numa posição confortável e segura. Se não conseguir ver diretamente a planta do pé, pode usar um espelho colocando-o no chão. Tenha atenção aos espaços entre os dedos, porque são locais onde pode haver o desenvolvimento de lesões ou infeções provocadas por fungos. Procure ajuda de um médico/enfermeiro quando vê feridas, verrugas, manchas vermelhas, zonas de descamação da pele e calosidades.​

Como devo lavar e secar os meus pés?
Quanto à lavagem dos pés esta deve ser feita diariamente, no final do dia, com água corrente e morna. Atenção, antes de molhar os pés deve verificar a temperatura da água para não se queimar, com um termómetro ou com o cotovelo. Deve utilizar um sabonete em vez de sabão porque o sabão é mais agressivo para a pele. Para ajudar na remoção da sujidade do pé poderá utilizar uma esponja natural ou uma manápula macia.
Deve secar muito bem os pés e os espaços entre os dedos dos pés com uma toalha clara e de algodão. Evite a utilização de aquecedores, ventiladores ou outras fontes de calor para secar os pés pois corre o risco de se queimar.

Posso colocar algum creme?
Sim, pode. O creme hidratante deve ser aplicado todos os dias nos pés e nas pernas. Não deverá colocar creme entre os dedos, porque a humidade pode favorecer o desenvolvimento de fungos e o aparecimento de feridas.
Como posso cortar as unhas e tratar as calosidades?
O ideal é o desbaste das unhas, com o uso de limas de cartão uma ou duas vezes por semana. Não deve usar nenhum tipo de instrumentos de corte (exemplo tesoura, alicate, corta unhas, lâmina), pois pode causar feridas. Para remover as calosidades deve usar lixas de pés, uma a duas vezes por semana. Deve evitar lixas metálicas para não provocar feridas.

O que fazer quando vejo uma ferida?
O ideal é lavar com soro fisiológico ou água limpa, proteger a ferida com uma compressa e procurar ajuda de um médico ou enfermeiro.

Outros cuidados que pode ter:
– Evitar usar fontes de calor para aquecer os pés.
– Usar meias de algodão, claras e sem costuras. Se as meias tiverem costuras podem ser usadas do avesso. As meias claras ajudam a identificar a presença de pequenas feridas.
– Antes de calçar os sapatos deve adquirir o hábito de inspeciona-los com atenção vendo e tocando com as mãos a parte interior dos sapatos, afim de verificar a presença de algum objeto ou deformação.
– Evitar o uso de sapatos apertados ou com sola fina e frágil e ainda evitar andar descalço no chão.
Todos os cuidados já referidos têm o objetivo de melhorar o conforto dos seus pés e prevenir o aparecimento de infeções e feridas.

Olhe pelos seus pés, pois eles querem andar consigo toda a sua vida!​



​​