ULSLA - Percurso Assistencial da pessoa com Insuficiência Cardíaca
No dia 09 de fevereiro, foi apresentado no Auditório da ULSLA o Percurso Assistencial da Pessoa com Insuficiência Cardíaca.

O conceito de Percurso Assistencial Integrada pretende Coordenar os cuidados a prestar ás pessoas com esta doença, ao longo dos vários níveis de cuidados – Cuidados de Saúde Primários (CSP), Cuidados Hospitalares, necessidades sociais, apoio da comunidade.

O documento apresentado foi o resultado dos esforços de um grupo de trabalho constituído por médicos, enfermeiros e outros profissionais dos CSP e do hospital bem como parceiros da comunidade, doentes e cuidadores.

Para facilitar a sua implementação o Conselho de Administração decidiu adquirir uma aplicação informática (UPHILL), que vai permitir seguir a Jornada do doente entre as várias instituições que percorre no decurso da sua doença e tem ainda a capacidade de, a cada momento, ajudar á tomada de decisão por parte dos profissionais.

A ULSLA será a primeira instituição do país a ter o Percurso Assistencial da Pessoa com Insuficiência Cardíaca informatizado.

A implementação dos Percursos Assistenciais insere-se num programa europeu de disseminação de Boas Práticas em Saúde, gerido em Portugal pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). A ULSLA foi uma das 5 instituições selecionadas para integrar este programa a nível nacional.