Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSLA celebra o Dia Mundial da Terapia Ocupacional

Celebrou-se dia 27 de outubro de 2020, o Dia Mundial da Terapia Ocupacional, um evento levado a cabo anualmente pela World Federation of Occupational Therapists (WFOT) desde 2010.

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano para assinalar este dia realizou um vídeo com os seus terapeutas ocupacionais, de forma a dar a conhecer o trabalho desenvolvido junto dos utentes. O vídeo está disponível no youtube e no site da ULSLA.

Veja aqui o vídeo

Terapia Ocupacional é a área de intervenção que promove a FUNCIONALIDADE de modo a melhorar a Qualidade de Vida e Participação, em OCUPAÇÕES significativas (p.e. vestir, comer, trabalhar, conduzir…).

A profissão surgiu nos Estados Unidos da América em 1906 e, em Portugal, surgiu no ano de 1957. É definida como sendo uma profissão que (re)habilita os sujeitos para a ocupação, de forma a que estes se tornem capazes de escolher, organizar e desempenhar, de forma satisfatória, as ocupações que considerem significativas. Entendendo-se por ocupação tudo aquilo que a pessoa realiza com o intuito de cuidar de si própria (autocuidados), desfrutar da vida (lazer) ou contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade (produtividade). Estas ocupações podem ser tão elementares como alimentar-se ou vestir-se ou tão elaboradas como conduzir um carro, preparar uma refeição, ou desempenhar uma atividade laboral. Na sua abordagem, avalia e intervém ao nível do desempenho ocupacional, que engloba a pessoa, a ocupação e o ambiente. Intervém para desenvolver competências, restaurar funções perdidas, prevenir disfunções e/ou compensar funções, através do uso de técnicas e procedimentos específicos e/ou da utilização de ortóteses/talas e de produtos de apoio (por exemplo, adaptadores de talheres, tábuas de alimentação, calçadeira de meias, entre outros).

Assim sendo, os terapeutas ocupacionais podem exercer as suas funções em instituições como: Hospitais, Centros de Saúde, Unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, Centros de Dia, Lares, entre outros.


 

Para saber mais acerca da Terapia Ocupacional, consulte:

- Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais - www.ap-to.pt

- Federação Mundial de Terapia Ocupacional - www.wfot.org


 

Os Terapeutas Ocupacionais,

Joana Caixeirinho

Jorge Martins

Soraia Cordeiro