Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSLA comemora o Dia Internacional do Enfermeiro

 

A Unidade de Local de Saúde do Litoral Alentejano comemorou a 12 de maio, o Dia Internacional do Enfermeiro de forma a homenagear os enfermeiros como recurso inestimável e de sensibilizar a comunidade para os desafios que enfrentam.

 

A celebração sob o axioma: “Enfermeiros Uma Voz para Liderar – Investir em Enfermagem e Respeitar os seus Direitos para Garantir a Saúde Global”, decorreu no Auditório da ULSLA, sito no Hospital do Litoral Alentejano, com uma palestra com base neste mesmo tema.


Esta iniciativa contou os seguintes palestrantes, Leila Sales - “Liderança em Enfermagem para a Segurança do Doente” - Professora Coordenadora - Escola Superior de Saúde Cruz Vermelha – Lisboa, Susana Ramos - “Literacia em Saúde e Envolvimento do Doente na sua Segurança“ - Gabinete de Segurança do Doente - CHLC, EPE, Helena Lucas – “Desafios para a Segurança do Doente” - Presidente da Comissão de Qualidade e Segurança - ULSLA, E.P.E., Nelson Guerra - “Imprescindibilidade dos Cuidados e a Gestão para a Liderança“ - Presidente da APEGEL-Associação Portuguesa dos Enfermeiros Gestores e Liderança e Alexandra Pereira - “A Enfermagem e a Integração de Cuidados: Uma Visão Comunitária do Desenvolvimento Sustentável” -Administração Regional de Saúde do Norte, UCC Lousada, ERA Norte e GAPS-Cuidados de Saúde Primários.

 

Em paralelo, decorreu uma exposição de fotografia, com o objetivo que cada enfermeiro, ou grupo de enfermeiros, participante, retratasse o seu olhar “do outro lado da lente” sobre a enfermagem.

 

A ULSLA agradece a todos os enfermeiros, em especial aos seus profissionais, pela sua importância, e por todo o esforço, dedicação e profissionalismos, imprescindíveis, no sucesso da prestação de cuidados de saúde que esta Unidade de Saúde presta aos mais de cerca de 100.000 utentes.

 

O Dia Internacional do Enfermeiro foi criado pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros (ICN), em memória do nascimento de Florence Nightingale (há precisamente 202 anos) como fundadora da Enfermagem moderna.
 

 

 

 

 

 

Fonte ULSLA