Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSNA - Dia Mundial do Médico de Família

Desde 2010 que se comemora esta efeméride. O Médico de Família é, sem dúvida o pilar do SNS.​

Ele é o que garante os cuidados de proximidade das populações. É responsável pela integração dos cuidados na comunidade, prevenção da doença, promoção da saúde, da literacia em saúde assim como dos cuidados em fim de vida.

A especialidade de medicina geral e familiar, qualquer que seja o tipo organizativo em que se inclua tem como centralidade o utente, inserido no seu tecido socio cultural e económico, que segue os seus utentes nos seus agregados familiares, que os escuta, aconselha, vigia, cuida desde que nasce até ao fim de sua vida, atravessando várias gerações do mesmo agregado com patologias de complexidades distintas. Desde a saúde infantil, à saúde da grávida ou do idoso, passando por um sem número de atividades complementares, como rastreios ou mesmo administrativas para estudos nacionais, tudo abarcam com grande competência, resiliência e espírito de missão.

De realçar que nos últimos dois anos a toda esta atividade programada, organizada, se juntou a pandemia que obrigou a uma reestruturação para que também não se descurassem os cuidados de saúde da população. A tudo isto se somaram novas tarefas a nível nacional, que lhes consumiram muito do tempo dedicado à sua família. Responderam aos novos desafios, como a vacinação, com grande abnegação, compaixão e humanidade em constante espirito de colaboração e partilha com as diferentes classes profissionais.

Por tudo o que se disse e pelo muito que ficou por dizer apenas direi: Bem hajam, pela vossa entrega e espirito de missão que correspondem aos valores da ULSNA, EPE.​


 

Fonte ULSNA