Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSNA - Maio em Monforte com Coração

Em Portugal, as doenças cardiovasculares são responsáveis por um terço das mortes que ocorrem todos os anos. E a Fundação Portuguesa de Cardiologia elege o mês de maio como “Mês do Coração“. Neste âmbito, com o objetivo de incentivar a comunidade para a prática de exercício físico e educar sobre hábitos alimentares saudáveis, a UCC Monforte desenvolveu duas ações que abrangeram diferentes públicos-alvo.


Junto dos alunos da turma do 9. B, e no âmbito das ações de Saúde Escolar, foi desenvolvida a ação “ Comer bem para viver melhor”, no dia 12 de maio, tendo sido abrangidos 13 alunos e 2 professores. A ação contou com a participação da nutricionista Júlia Marques, que promoveu uma reflexão sobre a importância de hábitos de vida saudáveis. Recorrendo a imagens, foi possível elucidar os jovens sobre a quantidade de calorias ingeridas por alguns alimentos e da necessidade de “gastar” essas calorias, com recurso à prática de exercício físico.


Na aula de saúde, no âmbito da parceria com a Universidade Sénior, no dia 5 de maio, estiveram presentes 17 alunos na ação “Mês de maio, Mês do coração”. Nesta ação, além de se falar sobre diferentes doenças cardiovasculares, os seus sintomas e sinais, foi ainda possível avaliar a tensão arterial a todos os presentes.

No final da ação, todos participaram na elaboração de um cartaz que se encontra exposto na sala de espera do Centro de Saúde de Monforte e que tem como objetivo sensibilizar a população para a importância de um estilo de vida saudável como forma de prevenção das doenças cardiovasculares.

 

 

 

 

Fonte ULSNA