Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSNA - UCC Ponte de Sor - Montargil faz promoção da Saúde

O Gabinete de Saúde do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor dinamizou, durante a primeira semana de maio, várias atividades de promoção da saúde que foram inseridas na intitulada “Semana da Saúde”, que decorre todos os anos letivos durante este mês.

 

Após convite dirigido à Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Ponte de Sor/Montargil, a equipa de enfermagem, juntamente com a equipa de fisioterapeutas, nutricionista, assistente social e duas alunas de enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Portalegre que desenvolvem o ensino clínico neste Centro de Saúde, realizaram atividades no passado dia 4 de maio, usando como suporte a Unidade Móvel do IPDJ que é parte integrante do Programa de Promoção de Estilos de Vida Saudáveis – Cuida-te.

 

Deste modo, as fisioterapeutas do Centro de Saúde de Ponte de Sor, juntamente com as alunas de enfermagem, desenvolveram uma sessão prática de educação postural para consciencialização dos alunos que o peso excessivo das mochilas, o modo de transportá-la e as suas características podem causar alterações ao nível da postura e do bem-estar físico. Participaram nesta sessão, demonstrando interesse na mesma, 18 alunos pertencentes aos 3º ciclo e secundário.

 

Posteriormente, a nutricionista, juntamente com a assistente social, a enfermeira da UCC e as alunas de enfermagem, desenvolveram um rastreio antropométrico com avaliação do índice de massa corporal (IMC), avaliação da tensão arterial e da glicémia capilar com o intuito de alertar para a importância da vigilância de saúde e das consequências que podem advir de maus hábitos da alimentação e do sedentarismo na saúde do ser humano, englobadas neste período, o mês do coração. Recorreram ao rastreio 26 alunos e 3 docentes pertencentes aos  3º ciclo e secundário. Foram realizados ensinos face a cada situação e serão encaminhadas as que necessitem de acompanhamento específico.

 

 

Fonte ULSNA