ULSNA EPE acolheu a XXIV Reunião de Medicina Interna dos Hospitais Distritais
Decorridos 24 anos, o Hospital Dr. José Maria Grande volta a acolher a Reunião de Medicina Interna dos Hospitais  Distritais que se realizou nos dias 09, 10 e 11 de novembro.
Na sessão de abertura além de Isabel Soles, Presidente da reunião e Diretora do Serviço de Medicina Interna do Hospital Dr. José Maria Grande, estiveram presentes Abílio Gonçalves, Presidente do Núcleo Medicina Interna do Hospitais Distritais, Luís Campos, Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e contou também este evento com a presença Sua Exª o Secretário de Estado da Saúde Dr. Manuel Delgado que fechou  a sessão de abertura constatando que os problemas e as carências dos  hospitais distritais não têm as mesmas características, que os  hospitais centrais e que a Medicina Interna desempenha neste cenário um papel fulcral. “Os problemas e as carências destes hospitais  diz o Sr. Secretário de Estado, são diferentes, e até o acesso dos doentes é diferente. Também por isso, a Medicina Interna deve ser uma especialidade central, com um papel pivot na sua organização clinica.”

Findo a sessão de abertura tiveram inicio os trabalhos dos quais fizeram parte além das comunicações orais,  diversos cursos e diversas conferências e mesas redondas sobre temáticas como “Formação em Medicina Interna, Desafios Atuais”, “Hospitalização Domiciliária- Experiência e Controvérsia”, “Diabetes Mellitus –Novas Terapêuticas e Comorbilidades”, “Urgências em Doenças Autoimunes” tendo o evento terminado com uma conferência intitulada a arte e a medicina, explorando e dando a conhecer todos os médicos que desenvolvem ou desenvolveram algum trabalho artístico, desde pintura, poesia, música, fotografia e outros.

A  sessão de enceramento ficou a cargo de Isabel Soles e de Abílio Gonçalves que salientaram mais uma vez a importância do Núcleo na formação dos médicos internos de Medicina Interna e na formação contínua desta especialidade. Foi com grande satisfação que Portalegre foi a anfitriã deste evento, mostrando que o serviço está a crescer e a apostar na formação para estimular a fixação dos clínicos nesta região.