Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSNA EPE nas XXV Jornadas da Sociedade Portuguesa de Alcoologia subordinadas ao tema "As Doenças do Álcool"
"As Doenças do Álcool" foi o mote escolhido para as XXV  Jornadas da Sociedade Portuguesa de Alcoologia, organizadas em colaboração com UTRA (Unidade de Tratamento e Reabilitação Algológica) do Hospital de Portalegre, ARS do Alentejo, Câmara Municipal de Portalegre, e com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos.

As jornadas que juntaram não só profissionais de saúde mas também profissionais de outras áreas, que diariamente lidam com os problemas ligados ao Álcool, promoveram a troca de experiências, atualização de conhecimentos entre as diversas áreas e reflexão sobre a melhor forma de ultrapassar alguns constrangimentos com que regularmente os profissionais se deparam.

Durante 2 dias foram abordadas as diversas patologias tais como cirrose hepática, pancreatite, passando pela miocardiopatia, neoplasias, doenças metabólicas, evidenciando-se que o impacto do álcool no individuo é muito vasto, referindo-se por um lado a ocorrência de problemas mentais "como a depressão, a ansiedade, a demência" e por outro outras situações não menos importantes como a condução sob o efeito do álcool, violência doméstica, a separação, o divórcio a negligência, o desemprego, a exclusão social e a pobreza.

Neste encontro que contou com a presença de especialistas de diversas áreas, provenientes de várias instituições do país evidencia-se a presença de variados profissionais da ULSNA EPE, quer da área hospitalar quer da área de cuidados de saúde primários.

Destaca-se ainda a presença do Dr. João Moura Reis, Presidente do Conselho de Administração da ULSNA EPE, e do Dr. José Robalo Presidente da ARS Alentejo os quais presidiram, respetivamente ao Painel – “As Doenças do Álcool no Hospital” e Conferência subordinada ao tema “O Álcool como Problema de Saúde Pública?”

Nestas Jornadas foram partilhadas experiências e conhecimentos que serão úteis para continuar a progredir numa área de difícil abordagem.