Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSNA assinala o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Para assinalar o dia mundial de prevenção ao suicídio, 10 de setembro, a equipa do projeto colibri, do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo, distribuiu pelos utentes e familiares laços amarelos e cartões com pequenos textos promovendo informação para a prevenção do suicídio,  com o propósito bem definido, de tentar devolver a esperança aos utentes que mais dela necessitam.

 
O Alentejo é considerada uma zona crítica pelo seu índice elevado de suicídios, superior aos das outras zonas do pais. De acordo com a literatura, existem fatores associados a esta problemática tais como: a baixa densidade populacional, maioritariamente composta por idosos; menor grau de integração social e laboral, pobreza, a existência de um isolamento progressivo no âmbito familiar e social e as depressões com carácter genético, etc.


Em 1986 o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental desenvolveu o seu primeiro projeto “Estudo de Depressão e Prevenção do Suicídio no Distrito de Portalegre” e ao longo do tempo outros projetos foram surgindo, todos com o objetivo de minorar os riscos do suicídio na população do Alto Alentejo.


Atualmente, o “Projeto Colibri”, com início em 2014, surge da preocupação dos técnicos deste Departamento em procurar respostas atuais a nível da Prevenção do Suicídio, que consiste num serviço de apoio telefónico, que é de fácil acesso e permite uma maior proximidade.

A estratégia, passa pelo acompanhamento em utentes com historial de suicídio previamente sinalizados através do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental.