Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Um chá (que foi limonada) em Monforte

 
"Um chá e dois dedos de conversa", foi o título dado à ação desenvolvida pela UCC Monforte no âmbito do Dia Mundial do Brincar e do Dia Mundial da Criança. Foi a segunda edição desta iniciativa e decorreu no dia 28 de Maio, entre as 18 e as 20 horas no Centro de Saúde de Monforte.
 
A ação, dirigida aos encarregados de educação das crianças que frequentam a creche e a pré-primária de Monforte, contou com a participação especial de Rui Bernardino, psicólogo do Agrupamento Vertical de Escolas de Monforte. Após a substituição do chá por uma limonada (devido à alta temperatura que se fazia sentir), a sessão que previsivelmente duraria uma hora, acabou por decorrer durante duas horas, devido à participação ativa das participantes.
 
A ação teve como objetivos promover a reflexão sobre a importância de brincar, enquanto direito, no desenvolvimento das crianças e apelar à adoção de práticas de regras e controle no uso das tecnologias, como telemóveis, tablets ou videojogos, considerando o papel fundamental que brincar tem em todo o processo de desenvolvimento, estado emocional e funcionalidade nos diferentes domínios da vida da criança, e consequentemente na saúde. As oito participantes na ação (7 mães e uma avó), fizeram, através de questionário, uma avaliação positiva do desenvolvimento da mesma. A forma informal como se desenrolou permitiu que todas pudessem expor as suas dúvidas, sugerindo-se ainda que mais sessões possam vir a ocorrer.