Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
UMS – Campanha Vacinação Gripe – 2016

A exemplo do que tem acontecido nos últimos anos, a Unidade Móvel de Saúde e Apoio Social de Grândola (UMS), iniciou no mês de outubro de 2016 a campanha de vacinação contra a gripe.
O grupo alvo desta ação foram as pessoas com mais de 65 anos inscritas nos centros de dia do Programa Viver Solidário.

Nesse sentido foram visitados todos os centros de dia do Concelho, convidando cada um dos utentes, a trazer consigo um vizinho, amigo, ou familiar, evitando deslocações desnecessárias às extensões de saúde.
 
Visando aumentar a acessibilidade e a proximidade dos cuidados de saúde à população mais isolada, foram visitadas pessoas onde não existem centros de dia. Dessa forma, foram visitados, Azinheira de Barros, Cadoços, Água Derramada, Melides, Vale Figueira, Santa Margarida da Serra, Canal Caveira, Lousal, Isaías, Cilha do Centeio, Vale Gamito, Pico, Carvalhal e Pego, percorrendo só em outubro, 716Km.
 
Através de visita domiciliária, abrangeu-se também nesta campanha não só os utentes isolados, regularmente acompanhados pelos profissionais da UMS, mas outros, que por dependência funcional, não podiam deslocar-se aos serviços pelos seus meios.
 
No sentido de otimizar recursos, aproveitou-se para atualizar também a vacina contra o Tétano e Difteria.
 
Até ao momento foram vacinados contra a gripe 181 utentes, havendo a registar 76 recusas.
 
Como nota muito positiva desta iniciativa há a salientar:
 
– a disponibilidade dos parceiros para colaborar na operacionalização da campanha;
– o empenho dos profissionais de saúde pelo incentivo da adesão à vacinação, aos programas de saúde e o investimento na promoção da literacia em saúde;
– a satisfação da população por não terem que se deslocar ao Centro de Saúde.