USP do ACES AC promove momento de partilha entre profissionais de saúde de instituições envolvidas no PPCIRA

No passado dia 26 de abril de 2018 realizou-se o IV Encontro da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central, subordinado ao tema “Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos”, onde se promoveu a partilha de conhecimentos e de experiências entre os profissionais de saúde presentes.

As infeções associadas a cuidados de saúde e o aumento da resistência dos microrganismos aos antimicrobianos são problemas diretamente relacionados e de importância crescente à escala mundial. Nenhuma instituição prestadora de cuidados de saúde pode ignorar as implicações destas infeções e o seu impacto nos utentes, nas unidades de saúde e na comunidade. As infeções associadas aos cuidados de saúde aumentam a morbilidade e a mortalidade, prolongam os internamentos, agravam os custos em saúde, acentuam a pressão geradora de resistências aos antimicrobianos pelo maior uso de antibióticos, inviabilizam a qualidade dos cuidados e são uma ameaça à segurança dos cidadãos, constituindo um problema de Saúde Pública que carece de infinda atenção!

Criado em 2013, como um dos programas de saúde prioritários da DGS, o PPCIRA resultou da fusão do Programa Nacional de Controlo da Infeção com o Programa Nacional de Prevenção da Resistência Antimicrobiana, surgindo como resposta à necessidade de uma nova abordagem de ambos os problemas, potenciando as oportunidades geradas pela sua interligação. A estrutura de gestão do PPCIRA prolonga-se da DGS até às unidades de saúde, sejam unidades locais de saúde, centros hospitalares, hospitais, agrupamentos de centros de saúde ou unidades de cuidados continuados.

Na região do ACES Alentejo Central, que engloba os 14 municípios do distrito de Évora, muito tem sido feito para pôr em prática e atingir os objetivos inerentes ao PPCIRA, mas muito ainda há que fazer… Como “o caminho se faz caminhando”, para que sejam dados passos para o sucesso, numa manhã em que estiveram presentes profissionais de saúde de diversas categorias e das várias instituições envolvidas no PPCIRA, houve espaço para debater a temática em causa, partilhando conhecimentos e experiências, com o intuito de promover o exercício constante de boas práticas para atingir os maiores ganhos em saúde na comunidade.

O encontro teve lugar no Auditório da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, em Évora. Contou com a presença de profissionais de saúde de toda a região Alentejo, incluindo profissionais de unidades de saúde pública, de unidades prestadoras de cuidados de saúde primários e de instituições prestadoras de cuidados hospitalares, dando assim enfase à transversalidade do problema nos vários níveis prestadores de cuidados de saúde.

Como vem sendo habitual o evento foi sucedido por um momento lúdico, que este ano consistiu numa visita guiada ao ilustre Teatro Garcia de Resende.

Visto que a dinamização destes momentos de partilha e de reflexão se torna bastante relevante para a saúde da população, a USP do ACES Alentejo Central tem preservado a ocorrência deste tipo de encontros desde o ano 2015. O próximo tema já se encontra em consideração… Atentem a sua divulgação!