Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Ucc Almoreg – Mês do coração

Maio é o mês do Coração e um momento propício para alertar, consciencializar e motivar para um estilo de vida mais saudável, prática de exercício físico e adoção de uma alimentação equilibrada.

A OMS deixa ainda o alerta: “Não sabemos qual o curso da pandemia no futuro, mas sabemos que cuidar do coração agora é mais importante do que nunca.” Pequenas mudanças podem fazer grandes diferenças

Cerca de 35 mil portugueses morrem, anualmente, por doenças cardiovasculares, sendo ainda a principal causa de morte em Portugal.

As doenças cardiovasculares estão associadas a um conjunto de fatores que se designam fatores de risco, os que não podem ser modificados (hereditariedade, o sexo e a idade) e outros, tais como sedentarismo, tabagismo, stress e obesidade, que pelo contrário, podem ser modificados com medidas de estilo de vida e prevenção.

No que se refere à alimentação, existem hábitos diários que conferem uma proteção do coração para toda a vida.

Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, dois em cada três portugueses são sedentários e 67% da população pratica menos de uma hora e meia de atividade física ao longo da semana. Está cientificamente provado que a atividade física reduz o risco de ataques cardíacos em mais de 30%, por isso, dedique pelo menos 30 minutos por dia ao exercício físico e ponha o coração em forma.

Com o objetivo de alertar, consciencializar e motivar para um estilo de vida mais saudável e prática de exercício físico nos dias 26 e 31 de maio a UCC Almoreg em parceria com os Municípios de Reguengos de Monsaraz e de Mourão desenvolveu momentos de atividade física, meditação e sensibilização de forma formal com entrega de folhetos e informal com esclarecimento de algumas dúvidas.