Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Unidade de AVC do HESE recebe prémio AVC e Investigação Clínica

A Unidade de AVC do HESE, no âmbito do 23º Congresso do Núcleo de Estudos Doença Vascular Cerebral da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, recebeu o Prémio AVCe Investigação Clínica, com a apresentação do trabalho "Dissecções Arteriais Cervicais e Intracranianas – Estudo Retrospetivo de 18 anos", da autoria de Filipa Pinto, Sílvia Lourenço, Vasco Neves, Sara Barata, João Figueira, Carmen Corzo, Conceição Barata e Luísa Rebocho.

A entrega do prémio decorreu no 23º Congresso do Núcleo de Estudos Doença Vascular Cerebral da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, que se realizou de de 24 a 26 de novembro, no Porto. O Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral (NEDVC) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) instituiu este prémio anual em 2012  com a finalidade de estimular e premiar a investigação clínica e básica no âmbito da Doença Vascular Cerebral.

“Foi com grande honra que recebi este prémio de melhor trabalho na área da Investigação Clínica do AVC. Para além de um marco pessoal, espero encorajar outros profissionais a manter o esforço e o ânimo, no sentido de trazer uma mudança positiva às suas respetivas áreas, mesmo sem acesso a recursos ilimitados. A sensibilização sobre o AVC continua a crescer entre a população geral e os profissionais de saúde, e só através de uma ação coletiva podemos criar soluções duradouras e com impacto. Finalmente, gostaria de agradecer à Equipa multidisciplinar da Unidade de AVC, destacando a Drª. Luísa Rebocho, Drª. Sílvia Lourenço e Drª. Cármen Corzo, cuja dedicação profissional é absolutamente inspiradora na minha prática clínica.”, afirma Filipa Pinto.

O Prémio consiste num estágio de 3 meses em Centro de Referência Europeu na área da Doença Vascular Cerebral . Filipa Pinto, Interna de Medicina Interna e primeira autora do Estudo apresentado, será a Médica que irá realizar o estágio em 2023, na Universidade de Oxford.